Também conhecida como “dores benignas idiopáticas noturnas do membro da infância”, ela realmente existe.
Caracteriza-se por dor nos membros inferiores, latejantes, a maioria das vezes nas duas pernas e que ocorrem no final da tarde ou durante a noite. Essas dores ocorrem preferencialmente ao redor do joelho mas podem ocorrer nas coxas ou pernas.
Nesta patologia, não há alteração de coloração da pele ou inchaço na região afetada, pode aliviar com massagens e bolsas quentes, mas muitas vezes requerem medicações analgésicas. Outra característica intrigante é que no dia seguinte a criança acorda sem dores e consegue se movimentar, correr e brincar normalmente.
As dores tem dois picos de incidência, entre 3 e 5 anos e entre 8 e 12 anos. Não se sabe a etiologia do problema, mas a dor não ocorre pelo crescimento dos ossos; é um nome popular para o problema que “pegou” em todo o mundo.
Por ocorrerem inúmeros episódios, os pais ficam muito preocupados e imaginam até que a criança pode estar fingindo, a famosa “manha”.
É fundamental a avaliação médica para descartar outras doenças que podem se confundir com o problema como as artrites e casos até mais graves como alguns tumores, além da orientação adequada doa pais.