A gravidez é um período em que a mulher passa por grandes mudanças e para gerar o bebê que está crescendo, a gestante vê aumentar o seu peso. O ideal é que o ganho de peso na gestação não ultrapasse 12 kg, mas em boa parte dos casos, a grávida acaba ultrapassando essa marca. E é aí que está o risco de surgimento de problemas nos joelhos, principalmente se a mulher já possuía alguma patologia nessa articulação antes da gravidez.
Alterações hormonais também levam a um aumento na incidência de dores nos joelhos. O hipotireoidismo é uma causa comum de alteração hormonal que leva a problemas articulares.
Outra patologia que pode surgir nesse período é a sinovite, uma inflamação no revestimento da articulação, ou sinóvia. É muito associada com doenças específicas, tais como a artrite ou a gota, mas pode também ser o resultado de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo.
Como ortopedista, recomendo o acompanhamento médico antes da gestação, pois muitos desses problemas costumam aparecer mesmo antes de a mulher engravidar, mas são agravados pelo ganho de peso na gravidez.
Por isso, o ideal é tratar as patologias previamente para só depois ficar grávida, pois isso ajudará a não comprometer os joelhos durante a gestação.
Mas o que fazer se o problema surgir durante a gestação?
Da mesma forma, o melhor é você procurar o ortopedista para fazer uma avaliação. Após um diagnóstico, o médico poderá indicar o melhor tratamento para o problema. O tratamento pode incluir repouso, medidas físicas como o gelo ou calor local, caminhada leve, alongamentos, fisioterapia, entre outros.
Deixar a dor no joelho evoluir sem o seguimento médico pode ser muito ruim pro joelho e para a paciente.
2 Comments
Tenho 29 anos tenho condromalacia grau nos dois joelhos devido a duas quedas que tomei e levei 5 anos com líquido no joelho. Posso engravidar? Atualmente eu tomo colágeno tipo II faço Pilates pelo terceiro mês mais ainda sinto dorea
Pode engravidar sim. Sem problemas.