A artroscopia é uma técnica cirúrgica onde se coloca uma câmera dentro da articulação para que a articulação seja inspecionada e estudada. Com essa técnica podemos fazer diagnósticos e até procedimentos cirúrgicos.
A artroscopia é realizada com pequenas incisões chamadas de portais. Normalmente um dos portais é introduzida a câmera e em outro portal realizamos o(s) procedimento(s) necessário(s). Com essa técnica, não é necessário mais realizar grandes incisões para muitos procedimentos cirúrgicos. Com isso, as cirurgias tornam-se menores, menos dolorosas e com uma recuperação mais rápida.
O joelho é a articulação que mais tem procedimentos relacionados e onde se tem a maior experiência no tratamento de inúmeras lesões.
Com o instrumento podemos diagnosticar lesões de meniscos, rotura de ligamentos cruzados, instabilidades patelares e outras lesões. O procedimento é feito sob anestesia e dura entre 45 minutos e 1,5 hora. A recuperação varia de acordo com o tipo de lesão e com a resposta de cada paciente ao procedimento realizado. Na maioria dos casos, o paciente não precisa nem ficar internado após o procedimento. Após algumas horas a alta hospitalar é dada para que o paciente possa retornar para o conforto da sua casa.