Os sapatos atendem a muitas funções em nossas vidas. Protegem os pés, amortecem nosso peso corporal, nos permitem praticar esportes e podem fazer nossos pés se sentirem confortáveis ou na moda – o ideal é que ambos.
Encontrar os sapatos adequados e garantir que eles se encaixem bem é importante para manter seus pés e seu corpo felizes.
Sapatos mal ajustados podem causar joanetes, calos, dedos em martelo, fasceíte plantar, fraturas de estresse e muito mais. As pessoas têm diferentes formas de pé e diferentes necessidades. Portanto, os sapatos que podem funcionar para o seu vizinho podem não ser os mais adequados para você. Mesmo depois de encontrar os sapatos certos, lembre-se de que eles vão se desgastar ao longo do tempo e precisam ser substituídos, geralmente a cada seis meses até um ano de uso regular.
Segue abaixo uma relação com 10 dicas importantes para se adquirir um bom calçado:
1. Meça seus pés. O tamanho e a forma do pé das pessoas podem mudar ao longo do tempo. Portanto, não confie no fato de que você sempre usou um certo tamanho. Esse tamanho provavelmente não é mais o melhor para você.
2. A maioria das pessoas tem um pé que é maior do que o outro, então certifique-se de ter os dois pés medidos. Coloque seus sapatos no pé maior.
3. É útil obter medidas ao final do dia, quando seus pés são os maiores. Durante o dia seus pés irão inchar; portanto, essa dica é boa para se ter certeza de que está confortável ao longo do dia e não apenas quando você sai de casa pela manhã.
4. Assim como a roupa, o tamanho marcado dentro do sapato pode ser diferente dependendo da marca. Então, o tamanho do sapato é apenas um ponto de partida para selecionar o sapato correto.
5. Certifique-se de que o sapato se encaixa confortavelmente no seu pé. Olhe para a forma do sapato; deve se parecer com a forma do seu pé.
6. Não planeje alongar seus sapatos ao longo do tempo. Eles devem caber bem quando você os compra. É como comprar roupas que são muito pequenas e esperando que você perca peso e que elas se encaixam – isso raramente acontece.
7. A bola do seu pé (a parte mais larga, antes dos dedos dos pés começar) deve caber confortavelmente na parte mais larga do sapato.
8. O sapato também deve ter profundidade suficiente para caber os dedos dos pés, especialmente se você tiver alguma deformidade em algum dedo. Os sapatos com uma caixa muito pequena podem causar fricção e você ficará com calos ou feridas.
9. Quando em pé, certifique-se de que há aproximadamente 1,0cm entre o dedo mais comprido (geralmente o segundo dedo) e o final do sapato.
10. Experimente os sapatos antes e veja se eles estão confortáveis em pé e caminhando e se encaixam perfeitamente nos seus pés. Seu calcanhar não deve escorregar ou deslizar ao caminhar