Caí no Chão! O que eu faço agora?
As quedas e os traumas são situações muito comuns na vida de todos. Dor e inchaço no local machucado tende a aparecer imediatamente. Qual a melhor conduta nesses casos?
A primeira coisa é ter calma e localizar a área machucada. Notar se a região tem algum dano com relação à sua função além de ver se houve alguma alteração da sensibilidade local. Traumas mais graves podem levar a fraturas ou luxações e, às vezes, causar deformidades na área lesada, o que gera uma grande apreensão nas pessoas pois é uma cena que choca bastante quem não está acostumado.
Após o primeiro susto, tentar movimentar a região acometida e realizar a primeira e melhor medida para a resolução do trauma inicial: a COMPRESSA GELADA.
É muito comum as pessoas terem dúvidas se devem fazer compressas frias, quentes ou até alternar as duas pois são boas medidas para analgesia local. Porém, nos traumas agudos, sempre devemos realizar as compressas geladas. Isso porque quando temos uma torção, pancada ou queda, temos lesão de alguns micro vasos que extravasam para o ambiente machucado; o gelo ajuda a contrair esses vasinhos e, consequentemente, diminuir a formação do inchaço inicial.
As compressas frias devem ser realizadas com proteção da pele com um pano bem fino (pode ser um pano de prato) e deixar o gelo repousando no local por uns 15 minutos e repetir a cada 2 horas se necessário. Isso vai ajudar a diminuir a dor da pancada.
Nos traumas maiores, iniciar a terapia com o gelo é muito bom, mas procurar um médico ou pronto socorro é fundamental para se fazer uma avaliação adequada da área acometida e investigar possíveis fraturas.