O que é a artroplastia ou prótese de joelho? 

 

A artroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico indicado nas lesões degenerativas, principalmente na artrose.

O procedimento se baseia na substituição de uma articulação doente por uma articulação metálica e está indicada naqueles pacientes que possuem essas patologias e cursam com dores intensas que atrapalham o indivíduo no seu dia-a-dia, limitando-o em suas atividades.

Por sem uma cirurgia grande e de substituição de uma articulação, esse procedimento está indicado somente nos pacientes que já tentaram realizar todos os tipos de tratamento e que não estão evoluindo de maneira satisfatória.

Nas artroses, a deformação progressiva do joelho é muito comum e, na cirurgia de colocação da prótese, conseguimos também alinhar o membro do paciente, o que melhora muito a função do membro acometido.

Quando bem indicada, essa cirurgia melhora muito a qualidade de vida e a auto estima do paciente pois a dor diminui muito e, em muitos casos, chega a zero de dor, devolvendo-lhe a independência que ele possuía antes da artrose chegar num nível avançado.

Porém, a indicação da cirurgia deve ser realizada conjuntamente entre o ortopedista e o paciente pois o preparo prévio para a cirurgia é tão importante quanto o processo de reabilitação que o paciente deverá fazer após a cirurgia.

2 Comments

  1. Cristina silva disse:

    Boa noite dr tenho anquilose no quadril esqerdo onde tda cabeça do femur esqerdo ja se acabou ,e a do direito esta dando mesmo problema meu caso é de protese mas tdos medicos dizem qe só posso colocar depois qe eu tiver 60 anos mas ainda tenho 42.Qal seria sua opiniao pois sinto muita dor e ja perdi totalmente o movimento da perna esqerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *