A luxação da patela é o deslocamento da mesma pra fora da sua localização normal do joelho. É uma patologia que leva a uma dor muito intensa na face anterior do joelho e uma deformidade grosseira no local.
Muitas vezes a patela volta para o seu lugar espontaneamente, mas às vezes há a necessidade de realizarmos uma manipulação para que ela volte ao seu sitio natural.
Existem dois tipos de luxação: a traumática e a recidivante. A traumática normalmente ocorre quando há um trauma direto na região anterior do joelho que leva a uma lesão do ligamento que sustenta a patela na sua posição original.
Já a recidivante, ocorre espontaneamente, sem esse trauma na região anterior e está muito relacionada a alterações genéticas da anatomia do joelho.
A avaliação adequada de um ortopedista nessas lesões é fundamental pois essa luxação pode estar associada a outras lesões como as de cartilagem.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico e por exames de imagem como as radiografias e a ressonância magnética. O tratamento vai variar de caso a caso, desde imobilização e fisioterapia a um eventual procedimento cirúrgico.