As fraturas são bastante comuns nos idosos. Com o passar da idade, os ossos tornam-se mais frágeis pela diminuição da densidade óssea deixando-os mais frágeis e mais suscetíveis às fraturas.
A queda é o fator principal para o aparecimento de uma fratura. Os locais mais acometidos são punho, coluna, ombro e quadril e normalmente levam a uma piora significativa da qualidade de vida do paciente.
O principal tratamento neste caso deve ser a prevenção. Dieta adequada, prática de atividade física supervisionada, seguimento médico sistemático e a manutenção adequada do(s) tratamento(s) da(s) doença(s) do indivíduo como a hipertensão, diabetes, osteoporose entre outras.
Outras dicas importantes são manter a casa bem iluminada e livre de objetos em corredores, assim como tapetes, cuidados com animais de estimação, calçados adequados e uma avaliação do oftalmologista para manter a acuidade visual da melhor maneira possível.
Tudo isso auxilia na prevenção das quedas desses pacientes.
As fraturas no quadril são importantes pois levam a uma grande alteração da marcha do paciente, dores intensas e que geram muitas limitações ao paciente. São de tratamento eminentemente cirúrgico pois, assim, o paciente tem a possibilidade de voltar a caminhar já no primeiro dia após a cirurgia, o que minimiza o aparecimento de outras complicações possíveis quando o paciente fica acamado por um tempo prolongado.