Alguns indivíduos evoluem com deformidades nos joelhos durante o desenvolvimento esquelético. A deformidades que ocorrem são por deformidades angulares ou rotacionais.
As alterações mais comuns são o genu varo (“pernas de cowboy”) ou genu valgo (“pernas em X”). As deformidades podem se apresentar de várias maneiras e com graus variáveis de angulação.
É fundamental que o ortopedista acompanhe o crescimento da criança e avalie o grau de maturação óssea para tratar adequadamente esse paciente. Na maioria dos casos, não há necessidade de se realizar um procedimento cirúrgico para corrigir o problema pois as alterações noemalmente são leves. Nos casos mais graves, pode haver necessidade desses procedimentos.
Nos adultos podemos ter basicamente três situações, os indivíduos com deformidades desde a infância, sequelas de fraturas e deformidades associadas a doenças degenerativas do joelho como a artrose. Nestes pacientes a dor pode estar presente e a investigação clínica deve ser minuciosa.
Todos os casos de deformidades são complexos e com uma gama de tratamentos muito ampla. A avaliação clínica e radiológica é fundamental para determinar qual o tipo de tratamento para cada indivíduo.