A condromalácia patelar é uma alteração na cartilagem do joelho que aparece na Síndrome da dor anterior do joelho. É uma patologia bastante comum, principalmente nas mulheres por conta de características hormonais e da estrutura dos membros inferiores das mesmas.
A ciência ainda não descobriu a real causa da patologia, mas existe uma forte ligação com o estresse repetitivo, sedentarismo, fraqueza muscular ou após um trauma no joelho.
As mulheres e os pacientes com desvio no joelho têm mais chances de desenvolver o quadro, assim como corredores e atletas de saltos.
Os sintomas desta síndrome são dor na parte da frente do joelho que piora quando em movimento, seja ao subir ou descer escadas, ajoelhar, agachar, sentar ou ficar muito tempo na mesma posição.
O comprometimento do joelho é medido por testes clínicos e exames de imagem, como raio x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
A condromalácia patelar não tem cura, mas seguindo o tratamento com medicamentos e sessões de fisioterapia é possível diminuir a dor e manter a qualidade de vida.
Para prevenir a condromalácia o paciente deve sempre fortalecer a musculatura do joelho, com orientação de um profissional, fazer aquecimento e alongamento antes de qualquer prática esportiva, não ultrapassar os limites do corpo, manter o peso e usar sapatos adequados para o tipo de atividade realizada.