A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações levando ao desgaste da cartilagem. Pode ocorrer por causas genéticas ou secundário a algum problema mecânico na articulação, como fraturas, deformidades, artrite reumatóide, lesão ligamentar ou até mesmo pelo excesso de peso corpóreo.

artrose-joelho

Por isso, são considerados de risco para essa doença os indivíduos com idade avançada, as mulheres, pessoas com malformações de cartilagem, com lesões articulares, doenças reumáticas, deformidades no joelho ou excesso de peso.

artrose-joelho-2

Os principais sintomas da artrose são dor mecânica (relacionada com o caminhar) e que pode ser seguida de inchaço, calor, rangidos e limitações de movimentos. Outro achado comum é ocorrer uma deformidade progressiva do joelho quando a patologia se torna mais avançada.

Tudo isso leva a alterações no funcionamento do joelho com modificação na mecânica normal dos músculos, ligamentos e tendões.

1

O diagnóstico é feito pelo exame clínico, exames de imagem e de laboratório e o tratamento visa reduzir a dor, melhorar e garantir as funções articulares e, com isso, melhorar a qualidade de vida do paciente. O arsenal de tratamento da artrose é muito grande, mas as principais medidas são medicações e o tratamento fisioterápico. Medidas mais invasivas como infiltração ou o tratamento cirúrgico são medidas mais extremas que são indicadas quando as medidas mais simples não estão levando a uma melhora da qualidade de vida do paciente. A indicação desses procedimentos é personalizada. Varia de paciente pra paciente.