Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas localizadas dentro do joelho, entre o fêmur e a tíbia. A função principal dos mesmos é aumentar a área de contato e distribuir a carga que passa pela articulação diminuindo a pressão sobre os ossos.
Em cada joelho existem dois meniscos, o medial que fica do lado de dentro do joelho e o lateral localizado no lado exterior do joelho.
A lesão no menisco afeta diretamente essa proteção que amortece o impacto, facilitando o desgaste da cartilagem.
Os atletas e as pessoas com mais de 50 anos são as mais propensas a esse tipo de lesão. No primeiro caso devido às entorses e no segundo pelo desgaste natural e perda das propriedades elásticas do menisco.
Dor nas partes interna ou externa do joelho são comuns; estalos e travamento da articulação também podem ocorrer.
O exame físico é fundamental e a suspeita clínica é confirmada através da ressonância magnética. O tratamento conservador, feito com medicamentos e fisioterapia, na maioria dos casos apresenta ótimos resultados.
Já nos casos mais sérios a cirurgia é indicada para remoção dos fragmentos lesionados ou suturas meniscais. O procedimento é feito através da artrocopia, onde são realizados somente 2 ou 3 furos para acessar a articulação e realizar o procedimento necessário.