A expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Segundo o último registro divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a 2014, tem-se vivido no país aproximadamente 75 anos. Devido a processo de envelhecimento e suas consequências naturais tem aumentado também a preocupação em ter uma vida mais saudável.

ortopedia-geriatrica

As doenças ortopédicas normalmente geram dor e, como todos nós sabemos, este é um sintoma que diminui muito a qualidade de vida de qualquer pessoa.

A Ortopeia Geriátrica é um campo médico em que se trabalha novas possibilidades de prevenção e tratamento de patologias ósseas referentes à locomoção em pessoas com mais de 60 anos. Equipes multiprofissionais com ortopedista, geriatra, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social são importantes para o cuidado do idoso.

 Na terceira idade, além das fraturas, as principais doenças que acometem os ossos são:

Osteoporose: em que há perda acelerada de massa óssea que leva a um osso mais frágil. A mulher é a mais afetada por causa de alterações hormonais, como a menopausa, porém os homens também podem ter o problema. O tratamento para osteoporose é multidisciplinar variando conforme o quadro e a causa. Devemos promover um melhor aporte nutricional, estimular a realização de atividade física e, em alguns casos, tratamento medicamentoso.

Artrose: o desgaste da cartilagem diminui o espaço articular e resulta na falta de sustentação muscular fazendo com que os ossos se toquem nas articulações. Isso gera dor, inchaço e limitação dos movimentos. O tratamento para a artrose depende da localização, grau de degeneração da cartilagem e o grau de limitação funcional. Medicamentos para a dor, fisioterapia e medicamentos para melhorar a função da cartilagem são normalmente indicados. Nos casos onde há uma degeneração muito intensa e com um quadro doloroso muito incapacitante, podemos realizar a substituição da articulação lesada, as chamadas próteses ou artroplastias. Os locais mais comuns para a realização desses procedimentos são os quadris, joelhos e ombros. São cirurgias de grande porte, mas quando bem indicadas, levam a uma melhora significativa do quadro doloroso, melhorando a qualidade de vida do paciente.