Uso de acessórios sem prescrição pode piorar lesões no joelho

O uso indiscriminado e inadequado de acessórios pode comprometer e piorar lesões sofridas em articulações como é o caso do joelho.

Alguns acessórios são muito usados sem prescrição médica para conter a dor sentida durante a execução de exercícios físicos. Em atividades como saltos e corridas, ele dá a falsa impressão de segurança fazendo com que o praticante não note a sobrecarga excessiva exercida pela atividade sobre o joelho.

E é justamente aí que mora o perigo. Apesar da compressão melhorar essa segurança do paciente, o acessório não é capaz de tratar a causa da dor, por isso é importante procurar o ortopedista ao sentir desconforto no joelho.

Quando a dor no joelho causa desconforto ao executar movimentos como caminhar, subir e descer escadas, e vier acompanhada de inchaços, edema ou perda da sensibilidade é sinal de que algum problema mais sério pode estar acometendo a articulação e somente o uso de acessórios sem indicação médica podem piorar a lesão.

É importante procurar o ortopedista ao sentir algum incômodo no joelho. Após examiná-lo, o médico poderá determinar qual o tratamento é mais indicado e se há necessidade de uso de alguma órtese durante a prática esportiva.

O joelho é uma articulação bem complexa e importante do nosso corpo. Ele suporta muito do impacto gerado nas atividades que executamos no dia a dia e também na prática de atividades esportivas.

As lesões causadas por exercícios podem ser consequência de treinamentos inadequados ou irregulares, preparo físico ruim, déficit de alongamentos musculares, fragilidade dos músculos, tendões ou ligamentos ou até mesmo decorrentes de problemas estruturais naturais que podem forçar determinadas partes do corpo.

A avaliação ortopédica é fundamental quando algum sintoma doloroso ou de falseio ocorra nos joelhos.

2 Comments

  1. Edinalva Saldanha disse:

    Meu esposo tem uma lesão no menisco. Mesmo com a fisioterapia continua sentindo dores. Será o caso de uma cirurgia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *